Estamos trabalhando em um novo site para Porto Alegre. Visite o projeto alfa e ajude-nos com seu feedback.
Prefeitura de Porto Alegre
Lupa
A- A+ A- A+    A A A A    ?
Atendimento Eletrônico Sistema Nacional de Defesa do Consumidor voltar ao topo ^

Procon Porto Alegre notifica Facebook do Brasil

10/11/2017 17:33:51

O Procon Porto Alegre notificou nesta sexta-feira, 10, a empresa Facebook Serviços Online do Brasil a fim de que seja retirada da rede social publicidade enganosa e páginas fraudulentas referentes a Black Friday e que estavam utilizando o Facebook para sua divulgação. A Black Friday é um evento realizado por sites e lojas físicas que promovem a liquidação de preços em produtos com grandes descontos sobre o valor original destas mercadorias. A edição deste ano será realizada no dia 24 de novembro. No dia 20 de novembro, o Procon Porto Alegre publicará uma lista contendo os itens mais comprados desde o último evento, acompanhada dos preços dos produtos.

Fraudes - O Procon municipal constatou fraude em sites referidos como sendo dos fornecedores Casas Bahia, Ponto Frio e Americanas.com como possíveis promoções e descontos da Black Friday. “Ao entrar no link o consumidor é direcionado para um site fraudulento , destaca Sophia Martini Vial. 

O Procon notificou a rede social para que remova, de imediato, qualquer oferta que envolva os fornecedores citados que não seja redirecionada exclusivamente para o site oficial das empresas mencionadas. “O Facebook também foi notificado a disponibilizar a lista dos consumidores que adquiram os produtos ofertados nas páginas fraudulentas e informar o CNPJ dos anunciantes”, ressalta Sophia Vial.

Abaixo os sites onde foram constatadas fraudes eletrônicas:

Dia da Oferta

OFF Black

Novembro das TVs

Black Friday - O Procon Porto Alegre orienta a população para precauções que devem ser tomadas antes do início das compras da liquidação. Para que a aquisição seja efetuada com segurança é necessário que o consumidor faça uma pesquisa de preços dos produtos que pretende adquirir nas lojas online com pelo menos uma semana de antecedência. “Ele deve fazer “prints” das páginas com os preços para saber se o valor do desconto foi efetivado de acordo com os anúncios”, aconselha Sophia Vial. O objetivo é averiguar se os descontos oferecidos na promoção correspondem de fato à redução de valores das mercadorias na loja.

A armadilha mais comum para o consumidor ocorre quando o lojista aumenta o preço antes de ocorrer a Black Friday e, neste dia de promoções, oferece o desconto equivalente ao aumento efetuado, fato que ficou conhecido popularmente como a ‘metade do dobro’. “O consumidor não deve entrar em páginas de publicidade das redes sociais e sim acessar diretamente o site da empresa escolhida para realizar as compras”, sugere Sophia Martini Vial. “Deve-se desconfiar de sites que apresentam produtos a preços muito abaixo dos praticados no mercado”, salienta a diretora.

O consumidor também deve pesquisar previamente se os sites são de boa procedência, bem como saber a política de troca e devolução de produtos e prazos de entrega, entrando em contato com a loja virtual para esclarecer possíveis dúvidas.

Atendimento - O Procon Porto Alegre atende o público na Rua dos Andradas, 686, das 9h às 17h, ou no site www.portoalegre.rs.gov.br. Informações podem ser obtidas no telefone 3289-1774. O Procon também disponibiliza para a população uma loja do órgão no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h.O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).





/direito_do_consumidor

Texto de: Maria Teresa Severo
Edição de: Gilmar Martins
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
Facebook PMPA Flickr da Prefeitura RSS da Prefeitura Twitter da Prefeitura

Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Praça Montevidéo, 10 - Rio Grande do Sul - Brasil - CEP 90010-170