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Procon Porto Alegre promove mutirão de renegociação de dívidas

30/11/2017 08:53:17

Foto: Diego Simões/Sivulgação PMPA
Atividade ocorrerá nesta quinta e sexta, 30 de novembro e 1º de dezembro

Atividade ocorrerá nesta quinta e sexta, 30 de novembro e 1º de dezembro

O Procon Porto Alegre em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) realizará, nesta quinta-feira, 30, e sexta-feira, 1º de dezembro, das 8h30, às 17h, no 7º andar do prédio 50 da PUCRS, o 2º Mutirão de Renegociação de Dívidas junto a diversas instituições financeiras. Além do órgão municipal, o evento é promovido pela Escola de Direito e de Finanças da universidade, por meio do Grupo de Estudos Superendividamento, composto pelo Procon RS, Balcão do Consumidor da instituição de ensino. 

Estarão presentes representantes dos bancos Agiplan, Caixa Econômica Federal, Itaú, Bradesco, Santander, Banrisul e Portocred. Outras instituições como Banco do Brasil, BMG, BV Financeira, Intervalor e Cetelem atenderão os clientes interessados em realizar a renegociação de seus débitos por meio da utilização do portaldoconsumidor. As atividades de renegociação não estarão restritas a ações com instituições bancárias. No local do evento, também haverá balcão de renegociação com as telefônicas Vivo, Claro, Oi e TIM. 

Passo a passo - Para participar, o consumidor deverá levar documento de identidade, comprovante de residência, documentos de pagamentos já realizados e contratos firmados junto ao banco. Primeiramente o consumidor será cadastrado e participará de uma oficina sobre orçamento pessoal para depois realizar a renegociação. “O objetivo principal é acabar com o superendividamento da população, que poderá utilizar o seu 13º para reprogramar suas dívidas”, afirma a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial. Ela destaca que só serão realizadas as renegociações nos casos onde não haja ação judicial movida pelo consumidor contra o banco ou vice-versa.

Site do consumidor - Para renegociar sua dívida com o banco pelo portal o consumidor precisa ter uma conta de e-mail válida e documentos relacionados ao débito. É preciso ainda dispor de uma previsão de valor que poderá desembolsar mensalmente. O consumidor deverá inicialmente realizar o cadastro no portal, recebendo um login e uma senha. Após, deverá registrar a instituição financeira previamente cadastrada, informando no campo “problema” a opção “dificuldade na renegociação/parcelamento de dívida”. Por fim, no campo “descrição da reclamação”, o consumidor deve relatar o problema e colocar ao final seu pedido ao banco.

Reclamações – Os moradores da capital podem registrar suas queixas e denúncias pela internet no site do Procon. A sede do Procon Porto Alegre, fica na rua dos Andradas, 686. O atendimento é realizado das 9h às 17h, onde são distribuídas 90 fichas de atendimento diariamente. O Procon também disponibiliza para a população uma loja do órgão no terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, em funcionamento das 12h às 18h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.



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Texto de: Maria Teresa Severo
Edição de: Andrea Brasil
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
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