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Procon Porto Alegre orienta sobre as compras do Dia das Mães

11/05/2018 08:40:53

Foto: Joel Vargas / PMPA
Importante pesquisar preços e evitar futuros endividamentos

Importante pesquisar preços e evitar futuros endividamentos

Com a proximidade do dia das mães que será comemorado neste domingo, 13, o Procon Porto Alegre está orientando os consumidores para realizarem compras de presentes e serviços com qualidade e menor preço. Quem deixou para escolher o presente da mãe na última hora, o Procon Porto Alegre dá dicas para não errar na hora da homenagem.
 
Antes de assinar qualquer contrato de prestação de serviço, leia atentamente todas as cláusulas do documento e verifique se tudo o que o vendedor lhe ofereceu está escrito. Com relação a bens duráveis, confira na Nota Fiscal a descrição do produto que está comprando e verifique possíveis defeitos no mesmo. Quando a escolha for por eletrônicos de pequeno porte, é importante testar na hora da retirada. De acordo com a diretora executiva do Procon Porto Alegre, Sophia Martini Vial, é importante realizar previamente uma pesquisa de preços e evitar futuros endividamentos.
 
Lojas físicas - As lojas devem sempre deixar claro ao seu cliente o valor cobrado por seus produtos. Nas vitrines dos estabelecimentos, é dever do fornecedor mostrar de maneira clara o preço, as condições de pagamento, número de mensalidades, além dos juros cobrados. Em caso de compras de eletroeletrônicos, é importante solicitar ao lojista, uma demonstração de funcionamento do produto. A lei da diferenciação de preços em vigor dá direito ao vendedor a cobrança diferenciada para dinheiro, cartão de crédito ou débito.
 
Internet - Para o cliente não cair em “golpes na internet”, deve ter certos cuidados com a segurança do site. Homepages confiáveis possuem um cadeado visível na tela.  É necessário evitar sites que não informam o CNPJ e o endereço e desconfiar daqueles que anunciam preços muito abaixo do mercado. “Na página do Procon Porto Alegre, www.proconpoa.rs.gov.br, o consumidor pode consultar a listagem de sites não seguros para compras on-line”, pondera Sophia. 
 
Dica: Em compras on-line pode exercer o direito de arrependimento. O consumidor neste caso pode desistir da compra e receber a quantia desembolsada em até sete dias a contar do recebimento do produto ou serviço. Deve-se sempre exigir a nota fiscal de compra. Ela é a principal garantia em caso de problemas com o produto ou serviço correspondente. Na compra efetuada pela Internet o cliente não pode esquecer de imprimir o comprovante de pagamento da compra que deve conter a descrição do pedido, o e-mail de confirmação e a data da entrega do produto.
 
Almoço comemorativo - Para quem deseja comemorar a data em um almoço ou jantar fora com a mãe, é recomendável uma reserva prévia no local desejado. Os restaurantes devem possuir cardápio com os preços expostos claramente na moeda corrente, na entrada do estabelecimento. Com relação ao pagamento da taxa de 10% como gorjeta para o garçom, a cobrança não pode ser feita embutida no valor total. O consumidor deve ser informado sobre o caráter opcional do pagamento. A multa por perda de comanda e a exigência de consumação mínima também são consideradas práticas abusivas.
 
Trocas de produtos e defeitos - Ao adquirir um produto considerado como bem durável, como roupas, eletrodomésticos ou eletroeletrônicos, e a mercadoria apresentar defeito, o consumidor tem 90 dias para fazer a reclamação. No caso de bens duráveis como alimentos, este prazo é de 30 dias. Ao ser enviado para assistência técnica, o produto deve voltar em perfeito estado ao comprador em 30 dias. Caso o vício persista, o comerciante deverá trocar o produto por outro de igual valor ou devolver o valor devidamente corrigido.
 
Dica: Fique atento a troca de produtos em loja física por motivos de gosto, cor, tamanho, entre outros, não é obrigatória por parte do lojista. Peça sempre ao vendedor as condições de troca oferecidas pelo estabelecimento. Também em compras realizadas por telefone ou catálogo o consumidor pode exercer seu direito de arrependimento em um período de sete dias após o recebimento do produto.

Denúncias - Os moradores de Porto Alegre podem registrar suas queixas pelo site do Procon municipal. A sede do Procon localiza-se na rua dos Andradas, 686, Centro Histórico. Diariamente são distribuídas 90 fichas de atendimento, das 9h às 16h. O Procon Porto Alegre é um órgão vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE).


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Texto de: Letícia Santana (estagiária) / Supervisão: Rafael Camargo
Edição de: Denise Righi
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

                        
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